Como fazer um cronograma assertivo e ter uma agenda produtiva?

Como fazer um cronograma assertivo e ter uma agenda produtiva?
:

Como fazer um cronograma da sua clínica ou consultório que seja assertivo e ter uma agenda produtiva?

É extremamente importante e POSSÍVEL!

Eu estava pensando em dividir com vocês algo prático, pois acredito que esse é um passo muito importante. Classifico o cronograma e a agenda produtiva, em minha Metodologia Tetris, como um dos 10 passos práticos que se tem respostas rápidas.

O seu cronograma de atendimento DEVE SER PLANEJADO! 🗓️

Sempre oriento meus mentorados, pois passam pela Metodologia Tetris que também transforma essa realidade, a pensar nos DIAS DE ATENDIMENTO E QUANTIDADE DE HORÁRIOS DISPONÍVEIS, sendo:

Quantas vagas x perfil de paciente x tempo demandado.

Realizar dias específicos para atendimentos é algo bem visto pelos pacientes. Porque potencializa seu atendimento quanto à eficácia e torna seu dia muito mais produtivo.

Coloco aqui alguns exemplos:

✔️Segunda – consultas e retornos em geral;
✔️Terça – procedimentos;
✔️Quarta – gestantes;

Você pode separá-los segundo sua especialidade.

Além de trabalhar um cronograma mais produtivo, pode personalizar um ambiente para estes dias também, como:

✔️músicas,
✔️vídeos na sala de espera,
✔️coffee break,
✔️entre outros.

Mas será que isso influência diretamente no seu dia a dia e qualidade de vida? Certamente, você já notou que sim.

Muitos acreditam que planejar a agenda é como planejar o cronograma da sua clínica ou consultório, mas não é bem assim. Porém, são assuntos totalmente interligados e estou trazendo os dois juntamente para que haja clareza nesse assunto. Próximo passo é acertarmos a agenda.

Primeiro, deve-se realizar o agendamento de acordo com o tempo que demandará para cada consulta. Você que me acompanha sabe que eu bato sempre nessa tecla! Porque não adianta agendar consultas de 5 em 5 minutos se sua demanda são 20 minutos em atendimento.

Pois estará gerando o Efeito Tetris, que é o acúmulo de qualquer processo que envolva sua vida e nesse caso é a espera dos pacientes na sala de espera e o atraso nos horários de todos. Certamente, isso será percebido por eles e a sua percepção de qualidade cairá no conceito deles.

Quando priorizamos a qualidade de vida dos pacientes, o tempo do próximo está incluso, dessa forma, também estaremos cuidando da nossa. Sabemos que todos possuem agendas e seus pacientes tem compromissos além da consulta.

Entender isso e respeitar é um grande passo, doutores!

Sua agenda gerenciada de forma que pense no próximo mudará seu conceito para eles, pode ter certeza, e isso será notório!

Essas dicas rápidas e práticas podem parecer simples, mas o simples e notório muitas vezes é ignorado. Pode ter certeza que se planejar pensando nesses blocos, terá assertividade em seu cronograma e agenda.

Planeje e coloque em prática.
Lembre-se que melhor é o feito do que o perfeito.

Adicione um Comentário*

* Por favor preencha todos os campos corretamente