A importância da precificação

A importância da precificação
:

O termostato financeiro é um indicador de que é necessário revisar os processos. Importante então observar primeiramente os três steps para a precificação que devem ser praticados como princípios básicos.

Uma das etapas mais comuns na precificação é a pesquisa de mercado a respeito do preço. Você doutor, sabe, são ligações normalmente realizadas pelas secretárias a outros consultórios a respeito do valor da consulta e valores dos procedimentos. A grande maioria dos doutores se baseia por isso e faz dessa a sua verdade. Porém, a conta do outro profissional não é a mesma que a sua. De forma prática, não se sabe o quanto o outro profissional paga de luz, água, se é espaço próprio ou se paga aluguel. Então, como posso fazer da precificação do outro a precificação do meu modelo de negócio? Se atentar para isso é o primeiro passo.

Além dessas verdades acima citadas. É extremamente válido destacar que grande parte dos doutores não contemplam a sua hora. Então, a precificação vai além da taxa do imposto, da taxa do cartão de crédito, da taxa que é praticada pelo mercado, fato que não podemos ignorar isso. É necessário entender quanto é a sua hora.
São perguntas como:

Quanto tempo eu levo para fazer esse procedimento?
Quais são as pessoas envolvidas nisso?
Quais são os custos fixos e variáveis dentro desse aspecto?
O terceiro aspecto fundamental é saber do que costumamos chamar de VALOR SEM MARk UP.

O valor sem mark up é o valor sem lucro. É necessário ter clareza em que ponto é esse. Porque qualquer coisa que eu cobro abaixo desse valor eu estou colocando dinheiro do meu próprio bolso. Então, não é simplesmente ligar para o concorrente para saber o quanto ele está cobrando a consulta. Eu tenho que saber como profissional quando eu for precificar se:

– Posso ter uma nuance dependendo do que eu for fechar?
– Posso flexibilizar os valores?
– Posso parcelar?
– Possuo caixa para isso?

Se a resposta for positiva, okay. Mas é necessário saber qual é o meu marco zero. A partir daí tudo o que entrar acima é lucro.
É comum ouvir relatos de médicos que dizem “Isso aqui eu dou para você”, entregando aos pacientes seus serviços, e após o acompanhamento aplicado descobrem que entregavam sem saber valores condizentes a cerca de 700 reais. Sou favorável sim a agregar um serviço, como exemplo: você vai fazer uma toxina butolínica e é dada uma hidratação. Porque o que é oferecido é em serviço, o custo é menor, e não em desconto. Não diminuo o meu valor.
Porém, lembre-se, no que tange a precificação existe uma diretriz a ser seguida e esses três são os fundamentais nesse processo.

Adicione um Comentário*

* Por favor preencha todos os campos corretamente